Cmei CSU de Pernambués realiza mais uma edição da Semana da Família

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) CSU de Pernambués realizou neste mês a Semana da Família, evento formativo voltado para mães, pais e responsáveis dos alunos da unidade. Realizada todos os anos, a ação celebra o papel e a importância do engajamento das famílias no processo educacional das crianças.

Com a temática “Vamos plantar o futuro?”, nesta edição foram realizadas algumas vivências promovidas pela equipe pedagógica do Cmei e por alguns parceiros institucionais, como o psicólogo Eli Samuel, especialista em Saúde Mental e Mindfulness. As atividades enfatizaram a importância da adoção de práticas de vida saudáveis, nas quais os valores como amor, respeito, cooperação, união e paz estejam presentes nas relações cotidianas e sejam “aditivos necessários para um bom cultivo social”.

Eli Samuel realizou as vivências de abertura do evento. “Foi uma excelente oportunidade ter participado dessa Semana da Família. A realidade que se vive no mundo e no Brasil, na área de saúde mental, demonstra a importância desse evento”, disse. Segundo o psicólogo, atualmente, a depressão afeta 350 milhões de pessoas no planeta e durante os últimos 30 anos, ela saiu de quarta para segunda causa mais incapacitante no mundo, perdendo apenas para as doenças cardíacas. “Em 2030, segundo a OMS, será a primeira. E são dados já defasados, pois foram antes da pandemia do coronavírus”, afirmou.

Para ele, o evento permitiu um momento de reflexão, que contribui para promoção de saúde emocional e na prevenção da depressão para as pessoas que puderam participar. “Foi uma oportunidade para informar aos participantes que a vida é muito mais que cuidar de filhos, da casa, trabalhar e pagar boletos. E, para se ter qualidade de vida e mais saúde física e mental, é preciso priorizar o autocuidado e os sonhos. Pois são eles que dão sentido e sabor à vida”.

Foram realizadas também apresentações musicais e oficinas com a participação dos alunos de 4 e 5 anos. Os familiares foram recebidos com atividades corporais, realização de plantios e oficinas de artes. O público se mostrou surpreso e emocionado com a autonomia demonstrada pelas crianças. “Foi incrível! Obrigada mesmo por proporcionar esse momento a todas as mamães. Foi tudo lindo, chorei tanto… Eu tenho certeza que minha filha está nas melhores mãos”, disse Daniele Farias de Cerqueira, mãe da aluna Odara, do grupo 4.

No último dia do evento, a comunidade foi convidada a “semear o presente”, ao discutir e refletir sobre a importância dos cuidados básicos com as crianças na prevenção de acidentes, através do Treinamento em Primeiros Socorros, realizado pela Equipe de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A professora Márcia Carneiro, coordenadora responsável pela implantação do Projeto de Segurança em Saúde no Espaço Escolar, parabenizou a unidade de ensino pela ação. “É um evento muito importante, no qual foram abordadas temáticas fundamentais para a cultura da paz e promoção da saúde das crianças e seus familiares”, disse. “Como docente da Escola de Enfermagem da UFBA, parabenizo toda equipe do Cmei CSU Pernambués, pela iniciativa”, concluiu.

Fonte: Secom / Prefeitura de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes