Grupo de 43 estudantes e professores baianos embarca para intercâmbio em Portugal

A primeira vez em um avião, a primeira vez atravessando o Atlântico, a primeira vez pisando no continente europeu e a oportunidade inédita de conhecer melhor a sua própria história de uma perspectiva diferente. Os próximos dias reservam essa experiência para 40 estudantes e três professores da rede pública de ensino das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia.

Eles foram selecionados para um intercâmbio sociocultural de dez dias em Lisboa pelo projeto “Era uma Vez…Brasil” e embarcam para essa jornada na próxima quinta-feira, 14 de novembro. De malas prontas, eles se juntam a outros 82 intercambistas que, além da Bahia, partem dos estados de Pernambuco e São Paulo.

O projeto reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos e exaltando a importância dos povos africanos e indígenas na construção histórica do país, destacando vozes de protagonistas que, há anos, são invisibilizados pelo ensino tradicional. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública municipal de ensino, o projeto chega à sua oitava edição em 2024 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

Rumo a Portugal

É quase unanimidade entre os participantes, sobretudo os estudantes, o fato desta ser a sua primeira viagem internacional e, para muitos deles, a primeira vez em um avião. Muito além de uma viagem turística para a Europa, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo de todo o ano.

A viagem coroa o processo de quatro etapas de um programa de atividades educativas, artísticas e culturais. Em Portugal, serão dez dias vivenciando experiências, visitando museus, monumentos e locais emblemáticos de Lisboa, importantes para a História do Brasil, e discutindo o processo colonizatório.

Escolas Portuguesas

Além dos pontos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas, onde terá a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 28 curtas-metragens e um livro de 100 histórias em quadrinhos (HQs) escritas e ilustradas por eles durante a primeira etapa do projeto.

“Muito esperada pelos alunos, a viagem é uma das etapas mais fundamentais do “Era Uma Vez…Brasil”. A possibilidade de vivenciar outro país, conhecer outra cultura, ver de perto um lado das suas origens, percorrendo caminhos que só viram nos livros e, principalmente, poder trocar experiências com outros jovens é algo muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

Na Bahia, este ano, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina.

Para viabilizar atividades durante todo o ano letivo, a iniciativa conta, na Bahia, com patrocínio das empresas Hiperideal, Grupo Rodonaves e Jacobina Mineração, além de parcerias importantes com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes. Em Salvador e Jacobina, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. Já em Mata de São João, o projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes