Invista no aprimoramento da sua comunicação verbal

Comunicar-se de maneira clara e assertiva faz toda a diferença. Ter uma comunicação verbal eficiente é essencial para o posicionamento profissional.

No nosso dia a dia esbarramos com vários tipos de comunicadores: aquele colega que fala alto, o tímido que fala pra dentro, aquele que fala rápido demais, o que fala muito elaborado, o outro que enrola até chegar ao ponto final e, claro, o bom orador que se comunica de forma clara e assertiva. Você se encaixa em qual perfil? A sua comunicação verbal normalmente desperta entendimento ou dúvidas?
A gente só entende o valor dessa habilidade, quando percebemos desentendimentos e conflitos no ambiente de trabalho. Comunicação com ruídos alimentam, por exemplo, o “telefone sem fio” e os boatos. Então, se a comunicação verbal não é clara para as pessoas, além de potencializar os maus entendidos, isso vai impactar na produtividade e nos resultados. Por isso, é importante conhecer o seu público para adequar a sua comunicação.

Quanto mais você desenvolver técnicas, para se comunicar com uma ou mais pessoas, melhores serão os resultados que você tanto almeja para o seu desenvolvimento profissional.



					Invista no aprimoramento da sua comunicação verbal
Invista no aprimoramento da sua comunicação verbal. Foto: Reprodução / Canva Pro

Confira 03 dicas para COMUNICAÇÃO VERBAL:

  • Em termos gerais encontre um tom médio, para não falar alto demais ou baixo demais. Por outro lado, em alguns cenários você terá que adequar o tom e o ritmo.
  • Evite vícios de linguagem e informalidade excessiva, principalmente conduzindo ou participando de reuniões de trabalho.
  • Diferencie a linguagem formal da informal. Cada situação exige uma postura linguística adequada. Um leitura de cenário é importante para saber como posicionar a sua fala.

Um dica extra: procure um profissional de fonoaudiologia. Eu mesmo, justamente por dar entrevistas e fazer palestras e treinamentos em empresas, procurei uma fonoaudióloga que, através das suas técnicas, me ajudou a melhorar meu tom de voz, ritmo, respiração e dicção ao me expressar. Tenha certeza que isso, também, vai ajudar no aprimoramento da sua comunicação e irá colher bons frutos ao longo da sua carreira.

 

 

 

Fonte: iBahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes