Mais de 500 educadores indígenas da rede estadual participam do Fórum de Educação Inclusiva, em Banzaê

Mais de 500 educadores de colégios estaduais indígenas, além de lideranças de 30 etnias, de diferentes municípios, como Ilhéus, Porto Seguro e Prado, participam, nesta terça-feira (29), do IV Fórum de Educação Inclusiva dos Povos Indígenas da Bahia (FEIPIB), que segue até 1º de setembro, na Aldeia Cajazeiras, do povo Kiriri, no município de Banzaê. O fórum, que é apoiado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa discutir políticas públicas voltadas à oferta da Educação Básica intercultural nas escolas indígenas, em diálogo com os projetos societários e identitários de suas comunidades, com elaboração de ações voltadas para estudantes indígenas com necessidades especiais. A rede estadual de ensino possui, atualmente, 6.926 estudantes indígenas matriculados em 68 unidades escolares.
O coordenador de Educação Escolar Indígena da SEC, Jeferson Pataxó, ressaltou a importância da atividade para a garantia de direitos dos povos indígenas. “A realização do fórum se soma a uma série de iniciativas da SEC para garantir os direitos dos povos indígenas, respeitando suas especificidades, o ensino bilíngue, intercultural, comunitário e de qualidade. Com o IV FEIPIB, avançamos na discussão e construção de uma política pública educacional ainda mais inclusiva, garantindo os direitos dos indígenas com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”.
Segundo a coordenadora do fórum, Edilene Kiriri, a realização do fórum tem o objetivo de proporcionar o debate sobre a inclusão, a igualdade e a garantia de direitos. “Essa construção coletiva é fundamental para fortalecer a identidade e a socialização, ressaltando que todos temos potencialidades, independentemente das condições físicas ou cognitivas. Não temos espaços para diferenças, mas temos perspectivas para igualdades”, salientou.

A atividade também funciona como uma formação para os professores indígenas, que participam de grupos de discussões e de palestras sobre várias temáticas, como “Vivências e experiências no contexto da inclusão”; “Políticas públicas e garantia de direitos para as pessoas com deficiência”; “Educação escolar indígena: avanços e perspectivas”; “Educação bilíngue, Libras e Línguas Indígenas de Sinais”; e “Inclusão no currículo da Educação Básica.

Fonte: SEC BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes