Programa Brasil Mais Empreendedor abre inscrições gratuitas no bairro do Garcia

Projeto realiza 5ª turma em Salvador, promovendo cursos e mentorias para a criação de novos negócios e capacitação de pequenos empreendedores, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo feminino

As inscrições para a quinta turma do projeto Brasil Mais Empreendedor na Bahia já estão disponíveis. Totalmente gratuito, o projeto tem como foco fomentar a criação de novos negócios e promover a capacitação de pequenos empreendedores de áreas periféricas, especialmente o público feminino. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, com dados do IBGE, o número de mulheres donas de negócios vem crescendo no Brasil e alcançando uma marca histórica, totalizando 10,3 milhões de mulheres empreendedoras.

Em Salvador, o projeto já passou pelos bairros Doron, Santa Cruz e Periperi, impactando cerca de 90 empreendedores. Agora é a vez do Garcia receber o curso de formação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de Outubro, através do site brasilmaisba.conaje.com.br. As aulas iniciam dia 16 de Outubro.

O Brasil Mais Empreendedor visa contribuir na formação daqueles que estão no estágio inicial de seus negócios ou que possuem uma ideia para empreender e aspiram iniciar essa jornada. O público-alvo são jovens entre 17 e 39 anos, preferencialmente mulheres, que residem em áreas periféricas e cuja renda familiar per capita seja inferior a R$ 808,00 por mês. Para participar não é necessário residir no bairro onde as aulas ocorrerão, mas é fundamental que o candidato atenda aos requisitos de idade, renda familiar, residência e perfil de negócio estipulados no edital.

Um dos focos do projeto está no incentivo ao empreendedorismo feminino, pois entende-se que incentivar negócios liderados por mulheres em comunidades periféricas é fundamental para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento local.

“Ao fortalecer mulheres empreendedoras, não estamos apenas investindo em seus negócios, mas também em comunidades inteiras. Capacitar e apoiar as empreendedoras locais é um caminho para a transformação dessas regiões, promovendo a autonomia e a criação de oportunidades que beneficiam a todos” afirma Alana Elias, presidente da Associação Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), responsável pela coordenação técnica do projeto na Bahia.

O projeto acontece em duas fases, orientado pela metodologia “By Necessity”, criada pela Agência Besouro de Fomento Social. A primeira conta com aulas presenciais, onde os participantes aprendem sobre atributos empreendedores, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas, entre outros temas, além de criarem um plano de ação e receberem uma logomarca própria para seu negócio. A segunda etapa inclui um período de semi-incubação, onde os empreendedores contarão com o acompanhamento de consultores por 90 dias.

O projeto é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (SEMPE) vinculada ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e conta com a coordenação técnica da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA)

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes