A premiação irá contemplar 36 autores e autoras de livros infantojuvenis, e o prêmio pode chegar a até R$ 20 mil para cada pessoa contemplada.
O I Prêmio Nacional de Literatura Infantojuvenil para Quilombolas e Ciganos, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está com inscrições abertas até o dia 15 de abril. A premiação irá contemplar 36 autores e autoras de livros infantojuvenis, e o prêmio pode chegar a até R$ 20 mil para cada pessoa contemplada.
O prêmio tem o objetivo de fomentar as produções literárias infantojuvenis realizadas por pessoas quilombolas e ciganas de todo o território brasileiro, no intuito de enfatizar a importância da memória, tradição, oralidade e esforço na produção de registros que assegurem a valorização da história e cultura dos respectivos povos e comunidades tradicionais.

A premiação, além de fomentar a criação e circulação de literaturas quilombolas e ciganas, pretende convocar a sociedade a conhecer as culturas desses grupos sociais e, ao mesmo tempo, fortalecer os registros de memórias e histórias.
É urgente que o Brasil leia as muitas histórias que o Brasil tem para contar. E quantas histórias escritas por pessoas quilombolas e ciganas você já leu e/ou ouviu? Com as 36 obras literárias que serão premiadas, haverá oportunidade de essas histórias chegarem a muitas pessoas, bem como a valorização e fortalecimento de autores ciganos e quilombolas que estão iniciando ou já têm uma carreira consolidada.
Fonte: Acorda Cidade